Parar de Fumar: o que acontece?

Comments 0 by in Vídeos
January 11, 2017

Animação mostra o que acontece ao nosso organismo quando paramos com o ato de fumar.

Segundo a CDC – Centers for Disease Control and Prevention (no link – http://www.cdc.gov/tobacco/data_statistics/sgr/2004/posters/20mins/index.htm) :

Após 20 minutos sem fumar: O coração volta a funcionar normalmente. Os capilares da rede vascular são reestabelecidos. A circulação sanguínea melhora e aumenta a sensibilidade dos dedos das mãos e dos pés.
12 horas: O nível de monóxido de carbono no sangue começa a diminuir e o de oxigênio a aumentar. A composição do sangue volta ao normal.
De 2 semanas a 3 meses: O risco de uma parada cardíaca começa a reduzir. Os sintomas do vício desaparecem. A circulação sanguínea nos vasos periféricos melhora. O tecido pulmonar se regenera e o funcionamento dos pulmões melhora muito.
De 1 a 9 meses: A tosse e a falta de ar diminuem. Isso não é imediato, já que os pulmões precisam de tempo para eliminar as substâncias nocivas que foram acumulando.
1 ano: Acaba a necessidade de tabaco. A pele fica mais saudável e elástica. O risco de uma doença cardíaca diminui em 50%.
5 anos: A circulação volta ao normal completamente. Os indicadores de risco de derrame cerebral reduzem a níveis de não fumantes. O sistema nervoso e imunológico passam a funcionar muito melhor.
10 anos: O risco de desenvolver câncer de pulmão diminui pela metade em relação a um fumante. O risco de desenvolver câncer de boca, garganta, esôfago, rins e pâncreas também diminuem muito.
15 anos: O risco de sofrer uma doença cardíaca ou a probabilidade de contrair uma doença oncológica é o mesmo de uma pessoa que não fuma.

Vídeo compartilhado da pagina do facebook – Cuide-se: https://www.facebook.com/cuide.se.brasil